Língua, linguagem e linguística

Ana Slompo
2 min readJun 29, 2021

Neste post vou falar um pouco sobre os conceitos de língua, linguagem e linguística para definir mais claramente suas diferenças dentro dos estudos linguísticos.

Primeiro vamos começar com o conceito de língua natural: é um sistema de comunicação que se desenvolve naturalmente dentro de uma certa comunidade linguística. A língua portuguesa, a língua espanhola, a inglesa… todas são línguas naturais, elas são manifestações da linguagem e a sociedade é a condição para que ela exista. A língua natural é o objeto de estudo dos linguistas, pois é a forma de comunicação de maior uso e de maior desenvolvimento.

Língua, então, é uma forma de comunicação compartilhada por uma comunidade.

Sobre linguagem, vou usar a abordagem de Chomsky dentro do gerativismo. Para essa teoria, linguagem é definida como

um conjunto (finito ou infinito) de sentenças, cada uma finita em comprimento e construída a partir de um conjunto finito de elementos — Syntactic Structures (1957)

Esse autor fala que, para os seres humanos, a linguagem é uma capacidade inata, ou seja, já nascemos com a capacidade de desenvolvermos uma linguagem para nos comunicarmos.

Simplificando, a linguagem é a capacidade que todo ser humano tem de se comunicar.

Já linguística, em sua totalidade, é o estudo científico da linguagem verbal humana. A partir dela as línguas naturais são estudadas. A linguística, dessa forma, pode ser dividida em alguns ramos, como a fonologia, a morfologia, a semântica etc. Mas convém enfatizar que linguística não é gramática, a linguística descreve e explica a língua a partir de análise e observação dentro de um quadro teórico, a gramática prescreve uma certa forma de se usar a língua.

Assim, a linguística é a ciência que estuda a linguagem.

E então, leitor? Fez sentido ou te confundi ainda mais?

Estou sempre aberta a sugestões de posts, então pode entrar em contato!

--

--